domingo, 4 de março de 2012

Sujeira faz bem à saúde


Sujeira faz bem à saúde
 
É de estranhar o título? Então preste atenção nestas citações da revista Superinteressante, texto de Bruno Garattoni:
 
"Nunca fomos tão limpos. Por dentro e por fora, dos banhos diários à comida pasteurizada... Além de ajudar o corpo a  criar resistência  contra microorganismos, a exposição a sujeira no dia-a-dia ajudaria a refrear a fúria do sistema imunológico. Num estilo de vida super urbano, avesso à sujeira, as células de defesa do organismo não têm tantos inimigos para combater e acabam surtando, causando alergias ou doenças auto imunes (asma, artrite)."
 
Ninguém está dizendo pra você parar de tomar banho. Mas pense em dar maior flexibilidade para seu filho se sujar, ele vai se sentir  feliz e mais saudável!
 
Lembra do tempo em que as crianças brincavam na rua de pé no chão, chegando imundas em casa, aproveitando o dia ao ar livre, correndo livremente? Tempos em que sujar-se era normal, em que o banho no fim do dia valia a pena? Comer frutas da árvore, estar fora de quatro paredes e nem lembrar da tv ou do computador. Este tempo parece distante, não?
Adoro ver crianças sujas, mãos e braços cheios de barro, tinta. Adoro vê-las subindo em árvores, cavando na areia. Vê-las fazendo experiências na lama, com respingos pelo rosto. Roupas encardidas que merecem ficar de molho.
Rostos felizes e uma vida saudável, com uma pitada de sujeira!

                                                                            Simone Fischer Schilling ( arte-educadora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário